Quem Somos

Salvador Bispo! Uma Breve História de sua Vida

José Salvador Bispo de Oliveira, filho de Ranulfo Bispo e Ana Antônia Bispo, nasceu em uma fazenda na cidade de Trindade, interior de Goiás-GO. É casado com Neuza Alves Ferreira Bispo, com quem teve dois filhos, Eduardo Bispo e Alexandre Bispo.

Iniciou sua carreira pública no Senado Federal e hoje é aposentado por esse órgão. Lá iniciou sua vida política, ombreando com nomes representativos da política Nacional, como: Henrique Santillo, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Iris Resende Machado, Iran Saraiva, Irapuan Costa Júnior, entre outros.

Participou da efervescência política e da luta pelas Diretas Já. Foi Administrador do Novo Gama – GO. Em seguida, foi eleito Vereador pelo município de Luziânia  GO. Na Câmara de Vereadores, juntamente com o grande amigo Vereador Zé Maria, defendeu projetos importantes para aquela comunidade. Também desempenhou papel fundamental na emancipação dos municípios: Valparaiso, Cidade Ocidental e Novo Gama. Sempre lutou e defendeu os interesses do entorno do Distrito Federal. Foi Presidente da União de Vereadores do Estado de Goiás e Vice Presidente da União de Vereadores do Brasil, onde teve a oportunidade de viajar por todo o País, retirando as chaves das mãos dos prefeitos e entregando-as para os presidentes das Câmaras de Vereadores. Ao lado do Senador Henrique Santillo, foi o defensor de Salários, Imunidade Parlamentar e Porte de Armas para os Vereadores. Naquela época, vereador era considerado apenas como serviço de alta relevância, não era remunerado. Trouxe à Brasília, no dia da votação do PL, mais de cinco mil vereadores. A proposta foi vitoriosa.

Participou ativamente do movimento de solidificação da Democracia do Estado de Direito e da Anistia aos Exilados políticos. Foi aguerrido combatente contra a Ditadura e contra os Governos Militares. Com a emancipação política do DF, presidiu o Partido Social Democrático do Distrito Federal PSD-DF, no qual, com sua visão dilatada, coligou com diversos partidos políticos, lançando setenta e dois candidatos, o que contribuiu para eleger o Governador na 1ª eleição direta do DF. Nessa eleição, elegeu também um Deputado Distrital. Ainda na presidência do PSD – DF, na eleição seguinte, elegeu três Deputados Distritais e dois Deputados Federais. Com a saída dos três Deputados Distritais eleitos, para engrenarem em outras missões, assumiram seus três suplentes, perfazendo um total de seis Deputados Distritais, e dois Secretários de Estado, fato inédito na história política do Distrito Federal.

Salvador Bispo foi Coordenador Político das campanhas de dois Governadores do Distrito Federal e atualmente presta serviços de consultoria política.

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP
Enviar Whatsapp