NOSSA GENÉTICA

Genética da Fazenda Progresso – SBN

Atender o Consumidor é o grande objetivo da cadeia produtiva da carne, pois é ele quem determina a melhor maciez da carne, a relação carne X gordura e principalmente o custo –beneficio do produto que esta consumindo.

Sendo assim, o Frigorifico busca animais com a carcaça que lhe oferece o melhor resultado de acabamento e qualidade para ser ofertado e atender as exigências do consumidor.

O invernista e o confinador, por sua vez, buscam a melhor relação de taxa de crescimento pós desmama e melhor conversão alimentar e o criador por outro lado procura maximizar sua taxa de desmama efetiva com o melhor ganho de peso do bezerro.

Nesse entendimento é que a pressão do melhoramento genético da Fazenda Progresso busca balizar os resultados do seu Plantel. Para isso realizamos a décadas o acasalamento dirigido e investimos tanto em reprodutores como matrizes que apresentam o melhor resultado genético comprovado pelos resultados obtidos pelos programas de avaliação genética da ABCZ.

A Fazenda Progresso participa do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). Esse programa tem importância relevante no cenário nacional por que:

  1. é fruto do protocolo de intenções assinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte (Embrapa Gado de Corte) (PORTARIAS MAPA no. 33, de 10/02/1987 e no. 45, de 10/10/1987).
  2. Anualmente, são incorporados novos animais e novas informações ao banco de dados geral do PMGZ. Atualmente, a base de dados geral do programa acumula mais de 13.500.000 de pesagens. No ano de 2016, participaram do processo de avaliação genética mais de 12.000.000 de animais das diferentes raças zebuínas.

Diante da credibilidade e de uma base sólida de comparações proporcionada pelo PMGZ a Fazenda Progresso tem direcionado seus investimentos melhorando seu rebanho e ofertando animais acima da média nacional nos diversos índices avaliados pelo PMGZ.

Nesse sentido a Fazenda Progresso apresentou os resultados abaixo, conforme AVALIAÇÃO DO  PMGZ 2020.

TENDÊNCIA GENÉTICA REBANHO E RAÇA

Confira abaixo os dados
  • PD-ED: Peso a Desmama – Efeito Direto

    PD-ED: Peso a desmama – efeito direto (kg): indica o potencial do animal para produzir filhos com desempenho superior (ou inferior) em relação à média dos filhos dos outros animais no período da desmama (210 dias de idade dos filhos).

  • PA-ED: Peso ao Ano – Efeito Direto

    PA-ED: Peso ao ano – efeito direto (kg): indica o potencial do animal para produzir filhos com desempenho superior (ou inferior) em relação à média dos filhos dos outros animais aos 365 dias de idade.

  • PS-ED: Peso ao Sobreano – Efeito Direto

    PS-ED: Peso ao sobreano – efeito direto (kg): indica o potencial do animal para produzir filhos com desempenho superior (ou inferior) em relação à média dos filhos dos outros animais no período do sobreano (450 dias de idade dos filhos).

  • PM-EM: Peso à Fase Materna – Efeito Materno

    PM-EM: Peso à fase materna – efeito materno (kg): indica o potencial genético do animal em gerar filhas com habilidade materna superior (ou inferior), expressa em kg de bezerros. Esta característica é avaliada na fase dos 120 dias de idade do animal.

  • TMD: Total Materno do Peso a Desmama

    TMD: Total materno do peso a desmama: indica a habilidade total das filhas de um animal para produzir bezerros mais (ou menos) pesados a desmama. O Total Materno do peso a desmama é o resultado da soma da ½ DEP direta a desmama + toda a DEP materna a desmama.

  • IPP: Idade ao Primeiro Parto

    IPP: Idade ao primeiro parto (dias): indica o potencial do animal para produzir filhas cujo primeiro parto seja mais (ou menos) precoce em relação à média das filhas dos outros animais.

    Neste caso, quanto mais negativa for a DEP melhor, ou seja, menor será a idade ao primeiro parto de suas filhas.

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP
Enviar Whatsapp